• Seg a Sex - 8h as 18h
  • contato@fabriciomuller.com.br
  • ENTRE EM CONTATO PARA SERVIÇOS DE CONSULTORIA!

    OBTENÇÃO DO VALOR ESPERADO DE ENERGIA E POTÊNCIA GERADAS PARA USINAS HIDRELÉTRICAS E SUA RESPECTIVA RECEITA ESPERADA
    Tendo em vista a variabilidade hidrológica, é fundamental estimar de antemão a energia a ser gerada em projetos de usinas hidrelétricas, em termos tanto de valor esperado como de segurança energética (para épocas de baixas afluências). Em diversos países, além da energia esperada, existem critérios para o cálculo da potência comercializável, também dependente da variabilidade hidrológica no local da usina.

    A consultoria tem como um de seus serviços o cálculo da energia e da potência a serem geradas em uma usina hidrelétrica e, consequentemente, de sua receita esperada. O cálculo destas grandezas depende das características físicas da usina, da sua hidrologia e das regras locais de comercialização.

    No caso brasileiroisto é feitoconsiderando suas respectivas regras de cálculo oficiais, através de simulação energética para obtenção de energia firme e garantia física para usinas hidrelétricas (UHEs), e do cálculo específico de garantia física parapequenas centrais hidrelétricas (PCHs). O cálculo da receita esperada é feito dentro do contexto do MRE (Mecanismo de Realocação de Energia).

    Cada país tem sua própria metodologia de cálculo de energias e potências comercializáveis, o que requer conhecimentos específicos em cada caso. O consultor tem experiência neste tipo de análise em estudos para diversos países, como México, Guatemala, Peru, Argentina, El Salvador, Angola, Guiana, Bolívia, Honduras, Moçambique.

    ESTUDOS HIDROLÓGICOS E CLIMATOLÓGICOS
    A consultoria oferece diversos serviços em estudos hidrológicos, a partir da experiência do consultor na área: cálculo de vazões máximas e mínimas, obtenção de séries históricas de vazões e de chuvas, previsão de vazões, cálculo de evaporação, remanso, cheia máxima provável (CMP), drenagem, hidrograma de cheia.

    A consultoria também oferece serviços de estudos climatológicos de diversas grandezas meteorológicas, como temperatura, insolação, umidade, vento, pressão, ponto de orvalho.

    ESTUDOS ENERGÉTICOS E HIDROLÓGICOS DE USINAS HIDRELÉTRICAS PARA FASES DE INVENTÁRIO, VIABILIDADE E BÁSICO

    Em um estudo de usina hidrelétrica são obedecidas as seguintes fases:

    • Inventário: fase em que se obtém a partição da queda em uma cascata, ou seja, os locais e os níveis máximos da usinas a serem construídas em um determinado trecho do rio.

    • Viabilidade: fase em que se obtém a potência instalada mínima e o deplecionamento para um eixo estabelecido no Inventário, e em que se detalha o arranjo obtido na fase anterior. Esta fase é necessária apenas para UHEs (usinas com mais de 30 MW).

    • Projeto Básico: para o caso de UHEs, esta é a fase de maior detalhamento a partir dos estudos de Viabilidade. Para PCHs não existe a fase de Viabilidade, de modo que o Projeto Básico tem a mesma função daquele estudo.
    • Projeto Executivo: fase de execução da obra.

    A consultoria oferece serviços de estudos energéticos e hidrológicos para as fases de Inventário, Viabilidade e Básico, englobando:

    • Cálculo de potência instalada.

    • Cálculo do deplecionamento.

    • Obtenção da receita esperada.

    • Cálculo da melhor alternativa para estudos em fase de Inventário.

    • Estudos hidrológicos: obtenção de vazões máximas e mínimas, séries históricas de afluências, evaporações.

    • Estudos climatológicos e fisiográficos.

    ANALISE INSTITUCIONAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA
    A consultoria oferece serviços de auxílio institucional ao gerador de energia de modo geral englobando, por exemplo, análise de indisponibilidades, garantia física, geração efetiva de energia e comercialização.
    ESTUDOS ENERGÉTICOS PARA ANÁLISE DE PRODUTIBILIDADE DE USINAS HIDRELÉTRICAS EXISTENTES
    Na avaliação do potencial energético de uma usina hidrelétrica em operação é necessário conferir, dada a série de vazões afluentes efetivamente ocorrida, se a energia gerada observada foi comparável àquela prevista pelo projeto. Esta análise, chamada de análise de produtibilidade, é oferecida pela consultoria a partir da experiência em diversos trabalhos neste sentido.
    ANÁLISES DE ESTATÍSTICA APLICADA EM GERAL
    Devido à experiência do consultor com análises estatísticas, a consultoria oferece serviços de estudos estatísticos para diversas áreas (engenharia, economia, biológicas ou humanas). Estes serviços englobam análises de experimentos, estudos sociais, análises de risco e confiabilidade, etc.
    ANÁLISE FINANCEIRA DE PROJETOS
    A partir da receita esperada e dos custos previstos, a consultoria oferece serviços de análise financeira para projetos de geração de energia elétrica, envolvendo taxa interna de retorno, valor presente líquido, análise de risco, custos de capital, etc.
    ESTUDOS DE RESERVATÓRIO CONSIDERANDO ANÁLISE MULTIOBJETIVO
    A consultoria oferece estudos de reservatório considerando diversos usos, em paralelo ou não, como geração de energia, controle de cheias, irrigação e usos recreativos.